O cupim de madeira seca (Cryptotermes brevis) é uma espécie de cupim que apresenta colônias pequenas, normalmente restritas à peça de madeira atacada, apresentando sinais externos de ataque bastante discretos.
A infestação por cupins de madeira encontra-se em expansão no Brasil, onde se acredita que o cupim de madeira seca tenha sido introduzido através de importação de estruturas de madeira infestadas. Provavelmente de origem na Jamaica, este cupim vem se espalhando, através de navios, para o resto do mundo.
O soldado do cupim de madeira seca apresenta uma cabeça dura e volumosa com formato cilindroide e truncuda na frente, do tipo fragmótica, de cor castanha avermelhada escura a quase negra, que contrasta com o colorido esbranquiçado do resto do corpo. Quando necessário, o cupim de madeira seca utiliza a cabeça para obstrução de galerias de comunicação no interior dos ninhos como defesas contra inimigos.
As fezes dos cupins de madeira seca, pequenas bolinhas normalmente da cor da madeira, são eliminadas das câmaras especialmente construídas para este fim. As fezes se acumulam, assim, logo abaixo do orifício de eliminação, ao largo da peça atacada. Esse é o mais típico sinal de infestação por cupim de madeira seca.
O cupim de madeira seca quando infesta peças pequenas que são móveis, o ataque é discreto, podendo formar colônias completas no interior da peça, mesmo a de menor tamanho. A capacidade dos cupins de madeira seca de habitar móveis facilmente transportadas, sem apresentar sinais externos de ataque, favorece sua dispersão, quando os moveis são transportados para diferentes regiões geográficas.
Em geral, os cupins causadores de problemas pertencem a três diferentes tipos: cupim subterrâneo, cupim de madeira úmida e cupim de madeira seca, sendo esse último o foco do artigo. Confira a seguir:
Cupim do Solo (Subterrâneo)