Cupim

Cupim

Segurança aliada a especialização dos técnicos e qualidade dos produtos.

Fazemos o necessário para proteger sua casa ou seu negócio.

Soluções inovadoras, eficazes, rápidas e seguras

Somos Especialistas em DESCUPINIZAÇÃO!

Os Cupins, também chamados de termitas, formigas brancas ou aleluias, representam um grande risco para residências e prédios em todo o mundo. Ele é considerado uma das pragas que mais causam prejuízos para o ser humano e infelizmente este é um problema que pode acontecer em qualquer lugar.

Protegendo a sua família contra Cupim

Cupins são pragas extremamente prejudiciais para sua casa ou empresa, uma vez que se alimentam de madeira e materiais compostos por celulose.

Cupins podem desvalorizar seu imóvel em cerca de 25%.

Os cupins podem trazer graves danos à estrutura de um edifício se não forem controlados por profissionais devidamente qualificados.

Todas as regiões do Brasil estão sujeitas à infestação por cupins. Áreas muito povoadas enfrentam um risco maior de infestação, devido à grande concentração de edifícios.

Infestação de cupim
Saiba o que procurar

Ver seus móveis se depreciarem e virarem pó: esta é a principal consequência de uma infestação de cupins em sua casa, condomínio ou empresa. Sejam os do tipo subterrâneo ou de madeira seca, estes insetos causam grande prejuízo, os primeiros atravessam paredes de tijolos, blocos ou concreto, atingindo grandes distâncias e alturas, com grande poder de disseminação. Já os de madeira seca, consomem os móveis e outros utensílios de madeira com grande voracidade e rapidez. Como fazem isto do interior para o exterior, os seus danos só são normalmente notados quando já é tarde demais.

Como eliminar os cupim

Controle de cupins através de barreira química:

A barreira química é um tipo de tratamento de solo que visa criar uma barreira no perímetro externo da construção. Está barreira evita que os cupins subterrâneos consigam acesso para dentro do prédio, controlando assim a praga. Este tipo de tratamento é altamente eficaz, mas não deve nunca ser realizado por pessoas sem preparo ou sem a devida autorização para este tipo de trabalho. Nós da Impact Soluções Contra Pragas estamos totalmente treinados e capacitados para esse trabalho.

Tratamento preventivo:

É possível tentar evitar o aparecimento das pragas seguindo algumas medidas durante a construção:

  • Tratar o solo antes de concluir a construção (barreira química pré-construção);

  • Cobrir frestas nas paredes;

  • Não acumular entulhos no quintal (principalmente quando houver madeira em meio ao entulho);

  • Evitar que raízes e outros materiais orgânicos fiquem por baixo da estrutura;

  • Evitar deixar tocos de árvores ou raízes após a corta e poda. Este tipo de material, quando seca, vira uma excelente fonte de comida para cupins e com certeza vai atrair os insetos para próximo da sua residência.

TIPOS DE CUPIM

Cupim de Madeira
 

O cupim de madeira seca (Cryptotermes brevis) é uma espécie de cupim que apresenta colônias pequenas, normalmente restritas à peça de madeira atacada, apresentando sinais externos de ataque bastante discretos.

A infestação por cupins de madeira encontra-se em expansão no Brasil, onde se acredita que o cupim de madeira seca tenha sido introduzido através de importação de estruturas de madeira infestadas. Provavelmente de origem na Jamaica, este cupim vem se espalhando, através de navios, para o resto do mundo.

O soldado do cupim de madeira seca apresenta uma cabeça dura e volumosa com formato cilindroide e truncuda na frente, do tipo fragmótica, de cor castanha avermelhada escura a quase negra, que contrasta com o colorido esbranquiçado do resto do corpo. Quando necessário, o cupim de madeira seca utiliza a cabeça para obstrução de galerias de comunicação no interior dos ninhos como defesas contra inimigos.

As fezes dos cupins de madeira seca, pequenas bolinhas normalmente da cor da madeira, são eliminadas das câmaras especialmente construídas para este fim. As fezes se acumulam, assim, logo abaixo do orifício de eliminação, ao largo da peça atacada. Esse é o mais típico sinal de infestação por cupim de madeira seca.

O cupim de madeira seca quando infesta peças pequenas que são móveis, o ataque é discreto, podendo formar colônias completas no interior da peça, mesmo a de menor tamanho. A capacidade dos cupins de madeira seca de habitar móveis facilmente transportadas, sem apresentar sinais externos de ataque, favorece sua dispersão, quando os moveis são transportados para diferentes regiões geográficas.

Em geral, os cupins causadores de problemas pertencem a três diferentes tipos: cupim subterrâneo, cupim de madeira úmida e cupim de madeira seca, sendo esse último o foco do artigo. Confira a seguir:

Cupim do Solo (Subterrâneo)

Os cupins subterrâneos são bem mais complicados que os de madeira seca.

Eles são mais agressivos e possuem uma sociedade muito mais organizadas. A sua presença em um local é caracterizado pelos famosos cupinzeiros de terra.

Esses tipos de cupins, como o próprio nome já diz, vivem em baixo da terra, procurando madeira para se alimentar.

Eles podem se alojar em madeira, couro, tecidos, papéis e alguns deles podem até mesmo se alojar dentro de concreto, comprometendo toda a estrutura de alvenaria de uma casa.

Lajes, fundações, radier e paredes podem ser vítimas desses bichinhos. Sem mencionar cabos de eletricidade e telefônicos.

Eles tem uma adaptabilidade enorme em estruturas urbanas, podendo se aninhar em diversos locais e comprometer importantes estruturas.

Os zangões dessa espécie possuem asas como os cupins de madeira, porém eles possuem uma diferença bem visível.

Os zangões subterrâneos possuem duas veias em suas asas, com poucas transversais. Os cupins de madeira seca possuem três veias e muitas transversais. Essa é a principal forma de identificar um zangão.

Solução da Imapct para o controle de Cupim

Na Impact Soluções Contra Pragas,  compreendemos todas as suas preocupações com a sua casa, família ou empresa.

Como especialistas no controle de pragas, fornecemos aos nossos clientes serviços rápidos e eficazes para ajudar a manter suas instalações livres de pragas.

Utilizamos os melhores produtos do mercado, além de fornecemos treinamentos para nossos colaboradores, afinal não adianta ter o melhor produto se não souber aplicar! 

Entre em contato hoje com a Impact através do telefone (12) 3674-1799 ou clique aqui e solicite um orçamento grátis.

Na Impact funciona assim:

Contato

Fale conosco e encaminharemos sua solicitação para um especialista. Que logo entrará em contato com uma solução para seu problema.

Visita Técnica

Nossos especialistas fazem um inspeção em suas instalações para um orçamento mais detalhado e com a solução para seu problema.

Resolução do Problema

Os nossos técnicos especializados realizarão o tratamento mais adequado. Realizamos as visitas que forem necessárias até o seu problema ser resolvido.

Rolar para cima
×

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp

× Falar com um especialista