Dicas Impact de prevenção e orientações sobre o Coronavírus

Orientações sobre o Coronavírus – COVID-19

Em virtude do surto de Coronavírus, a Impact Soluções vem divulgar precauções ao grande público, além de orientações em sua operação, visando proteger a saúde de seus clientes e colaboradores.

O que é o Coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Como se dá sua transmissão?

-A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro, tosse e catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como posso prevenir o contágio?

O passo mais importante e ficar em casa, em isolamento, mas caso tenha que sair tome os seguintes cuidados:

Impact Soluções - convid19

LAVE AS MÃOS COM ÁGUA E SABÃO OU USE ÁLCOOL EM GEL.

Impact Soluções - convid19

CUBRA O NARIZ E BOCA COM O ANTEBRAÇO AO ESPIRRAR OU TOSSIR.

Impact Soluções - convid19

EVITE AGLOMERAÇÕES E EVENTOS COM MUITAS PESSOAS.

Impact Soluções - convid19

MANTENHA OS AMBIENTES BEM VENTILADOS.

Aprenda como lavar as mãos!

01 – Molhe as mãos com água

02- Aplique sabão por toda a
mão e esfregue as palmas

03 – Coloque a mão direita sobre a esquerda e entrelace os dedos. Faça o mesmo com a esquerda sobre a direita. Entrelace os dedos
com as palmas viradas uma para outra. 

04 – Feche as mãos e esfregue os dedos. Esfregue também os polegares.

05 – Faça movimentos circulares

06 – Secar as mãos com papel e use um papel para fechar a torneira e abrir a porta do banheiro ao sair.

Dúvidas Frequentes sobre o risco de contaminação do CoronaVírus:

O Vírus pode estar em meus sapatos e roupas?

Devo trocar de roupa e tomar banho quando chegar em casa do supermercado?

Para aqueles que podem ficar em casa e em isolamento social, saindo apenas ocasionalmente para ir ao supermercado ou à farmácia, os especialistas concordam que não é necessário trocar de roupa ou tomar banho ao voltar da rua. No entanto, a recomendação é de sempre lavar as mãos. Embora seja verdade que um espirro ou a tosse de uma pessoa infectada possa lançar gotículas virais e partículas menores pelo ar, a maioria delas cairá no chão.

Estudos mostram que algumas pequenas partículas virais podem flutuar no ar por cerca de meia hora, mas é pouco provável que cheguem até você. “É improvável que uma gota pequena o suficiente para flutuar no ar por algum tempo seja depositada nas roupas devido à aerodinâmica”, disse Linsey Marr, cientista especialista em aerossóis do Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virgínia (Virginia Tech), nos EUA. “Elas seriam tão pequenas que se moveriam no ar ao redor dos corpos e das roupas”.

Por que pequenas gotículas e partículas virais normalmente não pousam em nossas roupas?

Linsey Marr dá uma pequena lição de aerodinâmica: “Essas partículas seguem o fluxo de ar em torno de uma pessoa porque nos movemos relativamente devagar. À medida que andamos, empurramos o ar para fora do caminho e a maioria das gotículas e partículas também é empurrada para fora. Alguém teria que borrifar grandes gotas conversando – um cuspidor -, tossindo ou espirrando para que pousassem em nossas roupas. As gotículas precisam ser grandes o suficiente para desviar de seu curso natural”.

Então, se você está fazendo compras, e alguém espirra em você, melhor ir para casa, trocar de roupa e tomar banho. No mais, considere que seu corpo “lento” está empurrando o ar e as partículas virais para longe de você, resultado explicado pela física.

Ao voltar da rua, devo remover meus sapatos e limpá-los?

Os sapatos podem abrigar bactérias e vírus, mas isso não significa que eles sejam uma fonte comum de infecção. Um estudo de 2008 encomendado pela marca de calçados americana Rockport Shoes encontrou muita sujeira, incluindo bactérias fecais, nas solas dos sapatos. Outra pesquisa recente da China descobriu que, entre os profissionais de saúde, metade tinha coronavírus detectado em seus sapatos, o que não é inesperado, pois eles trabalhavam em hospitais com pacientes infectados.

Então, o que devemos fazer com nossos sapatos? Se seus sapatos são laváveis, você pode lavá-los. Limpar com lencinho ou pano não é recomendado porque traz germes que permaneceriam na sola ou no chão diretamente para as mãos. Então você pode simplesmente deixá-los do lado de fora de casa ou em um local específico da entrada. Se você tem uma criança que engatinha ou brinca no chão, um membro da família com alergias ou um sistema imunológico comprometido, uma casa sem sapatos pode ser uma boa ideia para a higiene geral.

Rolar para cima